Monday, December 8, 2008

Gente Humilde

A song by Chico Buarque and Vinicius de Moraes of the humble people of Brazil
Tem certos dias
Em que eu penso em minha gente
E sinto assim
Todo o meu peito se apertar
Porque parece
Que acontece de repente
Feito um desejo de eu viver
Sem me notar
Igual a como
Quando eu passo no subúrbio
Eu muito bem
Vindo de trem de algum lugar
E aí me dá
Como uma inveja dessa gente
Que vai em frente
Sem nem ter com quem contar

São casas simples
Com cadeiras na calçada
E na fachada
Escrito em cima que é um lar
Pela varanda
Flores tristes e baldias
Como a alegria
Que não tem onde encostar
E aí me dá uma tristeza
No meu peito
Feito um despeito
De eu não ter como lutar
E eu que não creio
Peço a Deus por minha gente
É gente humilde
Que vontade de chorar

There are certain days
When I think of my people
And I feel like
All of my chest tightens
Because it seems
That it happens suddenly
Like a desire to live
Without being noticed
Just like
When I pass by the subburb
Myself very well
Coming by train from somewhere
And then I get
Like an envy of these people
Who go along
With no one to hold on to

They’re simple houses
With chairs on the sidewalk
And on the façade
Written above that it’s a home
On the veranda
Sad flowers and pots
Like a happiness
That has no place to lean
And then I get a sadness
In my chest
Like a disappointment
That I have no way to fight
And I that don’t believe
Ask to God for my people
They’re humble people
What a
longing to cry

"Gente Humilde" by Chico Buarque and Vinicius de Moraes

1969 © by Cara Nova Editora Musical Ltda. Av. Rebouças, 1700

No comments: